Avançar para o conteúdo
Início » Legado para o Canchim

Legado para o Canchim

(Matéria veiculada na Revista Canchim, edição 5, Julho 2014. Disponível neste link)

Ter sucesso e ser bem-sucedido no que faz não foram as únicas conquistas do rapaz que saiu de Angatuba aos 18 anos para tentar a sorte na capital paulista. As tentativas persistentes de Irineu Lopes Machado e os espíritos de liderança e empreendedorismo que lhes são peculiares conquistaram o carinho e admiração de todos que têm o prazer de desfrutar da sua companhia e sabedoria. “O Irineu é um criador que, desde o começo, sempre primou por ter e investir muito na qualidade dos animais dele e na divulgação desse rebanho. É um dos criatórios mais importantes que o Canchim tem”, afirma Luiz Carlos. 
Para os novos criadores de Canchim, ter contato com Irineu, que, com humildade e respeito, atende todos que lhe pedem auxílio, é confortador. Um dos novos pecuaristas que chegaram na raça é Luiz Roberto Belém, da Fazenda Minduri (MG), que demonstra bastante gratidão à Ilma Agropecuária pela contribuição em seus primeiros passos com o Canchim. “Quando eu tinha um problema, sempre procurava o Irineu para resolver, então meu plantel hoje se deve muito a ajuda que ele me deu”, diz o pecuarista, que completa: “Nós somos amigos particulares, temos um bom relacionamento e, quando precisamos um do outro, sempre nos mostramos à disposição. Meus principais touros foram adquiridos dele e meu gado tem muito da Ilma”. De acordo com o diretor de marketing da ABCCAN, Valentin Suchek, toda associação tem seus pilares e toda raça tem aqueles que a constroem, lapidam, promovem, incentivam e abrem novos horizontes. O Canchim já contou com grandes criadores em sua história, que acreditaram no genótipo da junção de rusticidade e precocidade, criado pela Embrapa na década de 1940. “Nesses 60 anos, esses canchinzeiros transformaram o protótipo na imbatível genética e máquina de reprodução e produção de carne, hoje disponível no mercado através da genética e, especialmente, do touro Canchim”, afirma Suchek.

A revista Canchim de 2014 faz uma singela homenagem a um dos criadores pioneiros e pilar do atual Canchim moderno, Canchim carcaçudo, precoce, fértil, de imbatível performance na cobertura a campo, que gera bezerros rústicos e precoces com alto rendimento de carcaça e qualidade de carne ao padrão das melhores raças. “O canchinzeiro Irineu tem contribuído com isso tudo de forma criativa, laboriosa e inovadora.

Tanto é que seu filho, Adriano, que o ajuda no agronegócio, concebeu e está estruturando o programa por eles intitulado de ‘Canchim: genética de peso e carne de qualidade’, já uma nova bandeira da raça”, revela Suchek.

Para o futuro, Irineu vê o foco na profissionalização pecuária como objetivo principal aos criadores, com o Canchim sendo encarado como uma “ferramenta” para o aumento da sustentabilidade, viabilidade e produtividade dos projetos pecuários que buscam maior produção de carne por hectare. “Vejo um futuro promissor pela frente para a raça Canchim, para isso temos que trabalhar de forma séria” afirma.

E é assim, empregando em seu dia a dia palavras e atitudes que norteiam sua vida – honestidade, seriedade, trabalho, determinação, amor, família, humildade, respeito ao próximo e Deus no coração, que Irineu vai fazendo o que mais gosta, praticando pecuária melhoradora ao lado das pessoas que mais ama – seus filhos e sua esposa. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por tudo o que nos ajudou a construir e, com certeza, nos orienta até hoje em nossa caminhada”, diz. “Gostaria de agradecer também pela grande amizade que fiz na família Canchim, com os criadores das antigas, e gostaria que essa continuasse com os novos também. Amizade não tem dinheiro que pague”, finaliza.