Canchim ILMA inicia Prova de Avaliação de Touros Jovens Intra Rebanho utilizando tecnologias 4.0
O Canchim ILMA celebra a 10ª edição da sua tradicional Prova de Avaliação de Touros Jovens Intra Rebanho com uma parceria inédita através de um contrato de Cooperação com a EMBRAPA Pecuária Sudeste e a empresa de tecnologia para agropecuária @Tech, com o apoio da ABCCAN. Esta prova terá como denominação PCAD ILMA 4.0.
Serão 72 animais do criatório ILMA e mais 8 convidados do criador parceiro Valentin Suchek totalizando 80 cabeças, que além das características convencionais focadas em ganho de peso, avaliações de carcaça e qualidade de carne, a PCAD ILMA 4.0 vai incorporar no índice deste ano, as avaliações de reatividade pela pesquisadora Dra. Cíntia Marcondes e a lucratividade pela plataforma do BeefTrader, solução em pecuária de precisão da startup @Tech, serão avaliadas também a estimativa de consumo individual e eficiência alimentar dos animais.
Os dados coletados por sensores e balanças inteligentes devem ser associados às informações de mercado (preço da arroba) para estimar o valor daquele reprodutor na geração de animais mais lucrativos no gancho do frigorífico. “Nenhuma prova de avaliação de raça tem esse indicador de desempenho. Tais dados permitem que o produtor tenha informações valiosas para posterior negociação do animal e de seu material genético”, explica Tiago Albertini, diretor da @Tech.
O diferencial da tecnologia é permitir que o criador estime, já na entrada dos animais no confinamento, o lucro de cada animal, sem a necessidade de aguardar 150 dias de prova para resultados mais palpáveis. “No dia em que o animal entra no sistema, o software já antecipa quais animais poderão ser superiores. Na prática, isso permite ao produtor repensar o manejo durante a prova e melhorar o desempenho de seu rebanho”, explica Albertini. “Trata-se, acima de tudo, de uma ferramenta de tomada de decisão”.
Atualmente, o uso de startups e tecnologias de precisão é cada vez mais recorrente na pecuária. São cerca de dez plataformas disponíveis no agro, porém, com pouca aplicação efetiva em provas zootécnicas. Com a inclusão do BeefTrader no sistema de avaliação da PCAD ILMA, ela torna-se uma das provas mais completas do país e conectada às tendências da Pecuária 4.0, conceito que vem ganhando espaço no setor e está diretamente ligado ao uso de automação, aplicativos, internet e funcionamento em rede, para “tecnificar” a atividade.
Para Adriano Lopes, zootecnista responsável pelo rebanho Canchim ILMA, a mudança foi estratégica. Um dos diferenciais apontados por ele é que através da parceria com as instituições, as avaliações dos animais se tornam ainda mais eficientes e trará um grande diferencial aos seus consumidores de touros, pois a nova metodologia aplicada na prova trará ferramentas possíveis para estimar o consumo individual de alimentos e o ganho de peso diário, possibilitando a identificação de animais que para o mesmo ganho, consomem menos ração, diminuindo os custos de produção. Adriano aponta também que a inclusão da avaliação de temperamento, realizada por pesquisadora especializada, garantirá animais capazes de ser mais produtivos e eficientes, trazendo aos pecuaristas menores riscos de incidentes e animais capazes de produzir carcaças de melhor qualidade e com maior eficiência, pois a reatividade dos animais tem influência positiva direta sobre o desempenho e comportamento produtivo desses indivíduos.
Segundo Minos Carvalho, P&D da @Tech, a implementação de novas tecnologias na pecuária hoje é um processo contínuo e acelerado. Cabe aos produtores e técnicos saberem aproveitá-las estrategicamente dentro do negócio, e alguns produtores saem na frente para agregar valor. “É uma satisfação poder participar da implementação de inovações na PCAD ILMA 2021. Além de tantas informações novas que serão geradas para avaliação atual, para o entendimento da produtividade dos touros que geraram esses animais, compor um índice, ranquear e selecionar os animais, a possibilidade de acompanhar o desempenho zootécnico e lucrativo dos animais individualmente de um computador, celular ou tablet é sensacional, e tudo em tempo real. A expectativa de bons resultados só aumentou participando do trabalho extremamente organizado da equipe da ILMA, sob coordenação da Dra Cintia, pesquisadora da EMBRAPA Pecuária Sudeste nas avaliações de entrada dos animais.” disse Minos.
Para Cíntia Righetti da EMBRAPA Pecuária Sudeste, a PCAD ILMA 4.0 conseguirá agregar num mesmo momento a avaliação de reatividade, incorporada na Prova Nacional da Raça Canchim desde 2018, e a informação da lucratividade individual, realizada nas edições de 2018 e 2019 da Prova Nacional. Isso só foi possível graças à visão inovadora da família ILMA unida a pesquisa aplicada, com a participação da EMBRAPA e seu know-how em trabalho conjunto com uma startup jovem e de destaque no mercado. “Esperamos excelentes resultados nessa parceria!”, disse Cíntia.
“Sem dúvida, isso será um marco para as provas de avaliações e para a avaliação de animais mais funcionais, produtivos e que agregam maior lucratividade ao sistema de produção”, diz Adriano Lopes.
O final das avaliações está previsto para o dia 21/10/21 e a entrega dos resultados do índice e ranking pelos especialistas deverão ocorrer até o dia 05/11/21. A partir da entrega do índice e ranqueamento, onde serão apontados os animais Elite Ouro, Prata e Bronze para cada grupo contemporâneo, serão escolhidos os animais “Grande Campeão e Reservado Grande Campeão” pelo zootecnista especialista em raças para Cruzamento Industrial Alexandre Zadra, autor do Blog Crossbreeding, onde apresentaremos os animais e também todos os resultados da prova em um evento Online, previsto para o dia 18/11/21 pelos canais oficiais da raça Canchim no Youtube e Compre Rural.
Acompanhem conosco em nossos canais toda a evolução da prova e dos animais!
Realização:
Suporte Técnico:
Parceiros:
Apoio: